Essa polêmica entre o CNJ e os tribunais regionais ainda vai dar "panos pra manga". O CNJ, acertadamente, está exigindo que os tribunais pelo país afora, cumpram horário de trabalho igual, de 09 às 18:00. Baseiam a decisão no fato de que existem milhões de processos parados, por "falta de tempo" para o julgamento.
Pois é. O juízes e os servidores da justiça trabalham apenas 6 horas diárias. A gritaria dos juízes é geral. Alguns insanos reclamam até que no norte e nordeste, o calor à tarde é insuportável, o que justificaria trabalharem apenas meio expediente. A gente até sabe que algumas regiões do país são mais atrasadas, mas com certeza já chegou a todas o ar condicionado, que podemos afirmar, está presente em 100% das varas país afora.
Eu acho que não é só por causa do expediente de 6 horas que o serviço está acumulado. Se a gente prestar atenção, qualquer coisa é motivo de "recesso" da justiça. Eles não trabalham entre 20 de dezembro e 10 de janeiro; depois vem o carnaval e aproveitam pra tirar mais uma semaninha. Na "semana santa" mais uma semana nada santa. Qualquer feriado que caia na terça mata-se a segunda, se cair na quinta, mata-se a sexta, e algumas vezes o feriado que ousar cair numa quarta-feira, condena toda a semana ao "sacrifício do descansismo". Além disso, ainda tem o dia do advogado, o dia da justiça, etc., etc. E todos eles têm direito aos seus sagrados 30 dias de férias por ano, que ninguém é de ferro.
Mas, não adianta a gente se iludir. Mesmo que, por milagre, vingue o horário estendido, o que não acredito, certamente virá acompanhado de um belo reajuste salarial que consolará sua excelências e seu séquito de servidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário