29 junho 2009

Tegucigalpa

Acho que eu não ouvia o nome da capital de Honduras há algumas décadas. Sempre foi uma das minhas palavras favoritas. Tem uma sonoridade espetacular.
Mas, pra ouvir falar de Tegucigalpa, tive que ouvir falar também em Golpe de Estado. Já que perdi mesmo o sono, comecei a pensar nesse golpe do Caribe.
Honduras tinha um governo constitucional, conduzido por Manuel Zelaya. O mandato presidencial do sr. Zelaya acabaria no final do ano. O sr. Zelaya estava gostando muito de ser presidente, mas, pela Constituição, não poderia ser reeleito. O que fazer? Ele não deve ter perdido o sono para descobrir a resposta a essa simples pergunta, afinal tinha grandes exemplos por perto: Seu grande amigo Chavez, seu outro grande amigo Morales, e outros pequenos amigos, já tinham resolvido esse probleminha. É realmente muito fácil. Bastava tomar algumas medidas popularescas, paternalistas, para aumentar a popularidade ao máximo, e depois promover um referendo popular perguntando as pessoas se estão de acordo que se rasgue a Constituição e permita concorrer indefinadamente, enquanto houver munição.
Simples assim. Acontece que a Justiça e o Congresso declararam o referendo ilegal. Nesse caso, a coisa muda de figura. O que fazer então? Fácil. Chama-se o Exército e ordena-se que garanta a realização do ato ilegal. Mas o comandante do Exército resolveu respeitar a Constituição, e desobedecer o Seu Manuel.
Pra mim ficou muito claro quem é o golpista. As Forças Armadas apenas cumpriram seu papel constitucional, defendendo a democracia.
Por que então a imprensa, de modo geral, fala que os militares deram um golpe de Estado? Afinal, Chavez, Evo, Kirchner, Lula e outros "brilhantes" estadistas se apressaram em condenar o ato, e declarar apoio ao camarada Zelaya. Será que nem isso faz esse pessoal da "mídia" desconfiar que tem alguma coisa errada aí? Nem o Chavez dizendo que vai mandar o exército venezuelano intervir para garantir o retorno do seu "peixe", faz essa gente questionar quem deu o golpe?
Notícias vindo de lá, dão conta de que há um presidente civil, definido pelo parlamento, ocupando interinamente a presidência, e que novas eleições já estão marcadas.
E eles continuam dando destaque para os atos e atitudes de Hugo Chavez????
Acho que vou voltar a dormir. Devo ter tido um pesadelo.

Insônia

São 3 horas da manhã. Eu tinha dormido às 23:30. Acabei de acordar. Essa situação, de tão recorrente, já está me preocupando.
Dizem que a soneca que eu tiro depois do almoço é a responsável, mas na noite passada eu só dormi durante 5 horas e não dormi o resto do dia. Não teve nem soneca depois do almoço.
Eu quero aprender como desligar os pensamentos.

26 junho 2009

Michael Jackson

É sempre muito difícil falar sobre a morte. É o ato mais radical que existe, não permite recurso, não se podem cancelar ou adiar seus efeitos. Ninguém tem experiência da morte, ela só ocorre uma vez para cada um, e por mais que se tenha experiência de vida, não tem como se preparar para a morte, o fim, o nada absoluto depois de tudo. Talvez os teístas encontrem consolo na idéia do encontro com o seu deus, mas, de qualquer forma não querem que a hora chegue.
Michael Jackson foi um artista completo. Eu sou da geração que viu o nascimento do Jackson 5, que se emocionou ao ouvir "Ben" pela primeira vez, cantada pelo menino afinado e talentoso e que mais tarde ficou embasbacado assistindo a premiere de Thriller, com quase 30 minutos de duração. A gente via e queria ver outra vez, e mais outra.
Quando um artista atinge determinada grandeza, deixa de ser humano e passa a ser um ícone, um ídolo, um mito, e ele chegou lá. Como provavelmente nenhum outro.
Deve ser um grande desafio, com certeza é, se superar a cada novo trabalho. Derrubar um recorde após outro. E então nós esquecemos da pessoa que vive ali, dentro desse astro, e muitos de nós sofre uma decepção ao perceber que o ídolo, como todos nós, comete erros.
Ele passou o último terço de sua breve existência, atormentado. Tinha vergonha de sua aparência estranha, e vivia exilado e isolado em sua Neverland, mas, ainda assim, foi um dos artistas que mais fez caridade em toda a história, segundo aprendemos consultando o verbete da Wikipédia.
Os detratores diziam que "gostava" de crianças; os defensores diziam que era uma apenas uma delas. Eu acredito nisso. Eu acho que ele era apenas uma criança. Uma criança muito infeliz.

24 junho 2009

Não dá pra reclamar ao Bispo

Tem um deputado aí, um tal de Geraldo Tenuta, conhecido como bispo Gê Tenuta filiado ao DEM-SP que apresentou um projeto de Lei que pune com a perda de conexão, por até 6 meses, o internauta que for apanhado fazendo download ilegal.
Ou seja, pelo projeto dessa anta, seremos oficialmente monitorados enquanto estivermos navegando. Provavelmente vai ter um censor pra decidir se pode ou não pode.
Ah! Tem mais. Enquanto a conexão estiver suspensa, o otário (nós) continua pagando a fatura do provedor. O fornecedor não te entrega a mercadoria, mas você tem que continuar pagando.
Se fosse um Congresso sério eu diria que não há a menor de chance de aprovação, mas, sendo o nosso Congresso eu tenho fortes dúvidas.
Vocês já repararam como tem picaretas entre essa raça de "bispos"????

Um pouquinho de futilidade

A "notícia" é do portal Terra, os comentários são meus mesmo.
A atriz Megan Fox, protagonista feminina de "Transformers 2", recentemente "eleita" a mulher mais sexy do mundo, ao ver fotos de 3 brasileiros (Cauã Reymond, Márcio Garcia e Rodrigo Hilbert) disse que sairia com o primeiro. "Me procure quando estiver em LA", disse ela.

A reação do Cauã e da mulher dele, Grazi, foram polidas, educadas.
Surpreendente foi a reação da mulher do Márcio Garcia, Andréa Santa Rosa, que reprovou a escolha de Megan. "Márcio é muito mais gato, mais alto. Como ele está vestido na foto?", questionou ela, tentando descobrir o que fez a americana preferir Cauã.
Se eu fosse a Grazi, tomava cuidado com essa Andréa...

Cala a boca, Magda!

Acharam 663 atos ilegais. Cancelaram 1, demitiram 2, nomearam a chefe de gabinete da Roseana.
E o molusco presidente diz que isso não é uma questão nacional, que nós temos problemas mais sérios pra resolver, que basta pedir desculpas e está tudo resolvido.
PUTA QUE O PARIU.

Cala a boca, Obama!

É fato! Podemos constatar diariamente. Nós perdemos a capacidade de indignação. Sao tantos fatos violentos, tantos escândalos diários, tanta manipulação dos (e pelos) órgãos de comunicação, que nós passamos a achar normal tudo o que acontece. Quem não tem um amigo, colega, ou coisa que o valha, que diante da conivência do presidente da República com a corrupção, diz: "Sempre foi assim... veja como o país está melhor... isso é coisa da imprensa... ele é o cara..." e por aí vai.
Eu não lembro de uma autoridade que tenha dito tantas barbaridades, acobertado tanta bandalheira, feito tanta bobagem e ainda assim continuasse nas graças do povo. Trata-se de um gênio. Embora um gênio do mal, é um gênio. Ele consegue apoio até para manter os impostos nas alturas, declarando que é preferível dar o dinheiro aos pobres, do que baixar os impostos.
Até no caso do terceiro mandato, ele se beneficia, e aos seus comparsas. Como estava claro pra todo mundo, inclusive para ele, que não havia tempo hábil para alterar a Constituição, escolheram o Genoíno para relator da emenda. Aí o "grande democrata", o "ilibado" deputado dá parecer contrário, com direito a discurso de que terceiro mandato é golpe. A imprensa engole e divulga, completando o circo.
Um exemplo de como a imprensa algumas vezes é mal intencionada, (sem querer entrar no mérito dos motivos) é a chamada de capa do site do jornal OGlobo, de hoje.
São 3 linhas, com links para as notícias:
"Presidente diz que crise não pode parar congresso"
"Lula defende impostos altos"
"Obama diz que Lula é um exemplo".
Parece bem claro, não? Ele minimiza (como sempre) a ilegalidade, aprova a extorsão de que somos vítimas através dos impostos imorais, mas o Obama acha que ele é um exemplo.
Olhando assim, parece que o presidente americano aprova as bobagens que o colega brasileiro comete. Pode até ser, afinal a cada dia que passa, mais o americano vai mostrando a que não veio. Mas, nesse caso, a notícia se referia a declarações de Obama sobre a América Latina, em que ele dizia que Lula e Bachelet (Chile) são exemplos de pragmatismo político para governantes de outros países. Se eu fosse a presidente do Chile, processava o americano pela comparação.
Nessas horas, a gente pode até pensar que se os militares brasileiros tivessem agido como os chilenos, nos idos anos 60, nós hoje não teríamos essa gente no poder.

16 junho 2009

Crise? Que crise?

Essa é de doer. O sujeito é o presidente do Senado; tinha neto e sobrinha encostados em gabinetes de "comparsas"; está mamando nas tetas há 55 anos.
Descobrem que existe uma farra de atos da casa feitos clandestinamente, e ele diz:
"A crise não é minha. A crise é do Senado."
PQP

09 junho 2009

Virado pra Lua

A expressão "nasceu virado pra lua" nunca foi tão bem empregada quanto no caso do apostador de Taubaté. O sujeito fez uma fezinha na megasena, no valor de R$ 1,75, no dia 11 de março. Segundo disse, vinha apostando as mesmas dezenas há "20 anos". Na noite de segunda-feira, assistindo o JN, viu que alguém tinha ganho 5 milhões na megasena e tinha até as 16 horas de hoje para ir receber o prêmio, ou ele reverteria para o caixa 2 do PT...ooops, digo, para um Fundo do Governo.
Foi pesquisar no computador quais eram as dezenas sorteadas e viu que eram as suas conhecidas. Como ele sempre guardava os bilhetes embaixo de uma imagem de santa, correu até lá... e não achou nada.
- Mulher, cadê os meus bilhetes da megasena?
- Ih, marido! Fiz uma faxina e joguei um bocado de coisa fora!
- Você tá maluca? Procura essa merda!
- Dá uma olhada nos copos de chopp, na estante, eu coloquei alguns lá.
Vem cá, vamos combinar. Que tipo de gente estranha guarda cartão de loteria em copo de chopp?
Mas, estava lá. O papelzinho que podia ser trocado por 5 milhões e porrada de reais estava lá, dentro do copo de chopp (chopps, afinal o cara é paulista!)
Parece estória da carochinha... e foram felizes para sempre.
Mas, eu acho que a Caixa vai deixar de anunciar na Globo.
E o PT também.

03 junho 2009

Essa tragédia com o avião da Air France mostra, mais uma vez, como a imprensa (hoje chamada de mídia) nos bombardeia. Se a gente filtrar tudo o que eles nos dizem, percebemos que 10 minutos seriam suficientes para sabermos tudo o que interessa sobre o assunto, mas ao invés disso, eles passam 10 horas falando a mesma coisa.
Numa dessas entradas, se não me engano no JN (embora não faça a menor diferença, porque no final das contas eles passam sempre as mesmas reportagens em todos os informativos) eu assisti a entrevista com uma senhora que, exibindo a passagem, mostrou que embarcaria naquele voo e desistiu no último momento. Os repórteres adoram essas coisas. Ninguém lembra, nessa hora, que milhares de passageiros mudam seus voos diariamente, e eles não caem! Mas então vem a declaração idiota de que "foi a mão de deus que me tirou daquele voo".
Vocês percebem o que está dito por tras dessa frase? Que a "mão de deus" além de derrubar o avião, colocou todas aquelas infelizes pessoas lá dentro. Que só ela era merecedora da "misericórdia divina", talvez por ser uma pessoa especialíssima.
Pois é. A fé é cega e surda, deveria ser muda também.

01 junho 2009

Fim de Semana

Que fim de semana!
Desde quinta-feira, começou o meu fim de semana. Minha filha, Déborah, chegou. E veio pra me apresentar o meu netinho lindo, Jonathan. Que criança especial! Sempre risonho e sem estranhar ninguém. Criança com temperamento raro! Fazia muito tempo, desde que eu tive um fim de semana como esse. A minha filha continua linda, e é muito gratificante quando você consegue ver os pontos em comum que você tem com seus filhos (claro que eu não estou falando de beleza, nessa hora). Preciso dizer que todos tem alguma coisa que herdaram desse pai prolífico. Mas, a Déborah herdou uma das minhas características mais marcantes, o sarcasmo. A menina tem sempre uma tirada sarcástica pra tudo. Sem querer me supervalorizar, embora já me supervalorizando, ela tem a mesma rapidez de raciocínio. Além disso, foi maravilhoso ver a admiração que ela e a Renata demonstraram ter uma pela outra. Embora passassem a maior parte do tempo se provocando, ficou claro o amor que têm uma pela outra. A surpresa, foi ver que o Luizinho interage com as duas com muita competência, e também admiração.
As pequenas, Maria Clara e Laura, estiveram radiantes todo o tempo. Afinal, não é sempre que podem interagir com uma irmã mais velha, diferente da Renata.
Senti muita falta dos meus dois primogênitos, Alessandra e Eduardo. Sonho com o dia em que poderei ter os sete juntos. Vai ser a minha realização.
Não posso deixar de fazer um comentário sobre a minha mulher, Fernanda. Ela foi absolutamente FANTÁSTICA. Depois de passar a semana inteira trabalhando em Brasília, chegou na sexta-feira de manhã, e assumiu o controle com uma competência de dar inveja.
Eu devo ser, realmente, muito especial, embora não consiga identificar os motivos.
Minha irmã, Valéria, veio do Rio, com o marido Araré e a filha Ludmilla (uma das meninas mais bonitas que eu já vi) e passou o fim de semana com a gente. Eles são os padrinhos da Déborah, e ela os adora, como de resto, eu também.
Pra quem não sabe, eu tenho que contar que a minha Déborah mora nos Estados Unidos, desde 1993. São 16 anos, e nesse tempo nós nos vimos apenas esporadicamente quando eu vou lá ou quando ela vem aqui. É muito pouco. Dessa vez ela veio com a mãe, Mírian e com o padastro, Mariano (que, devo dizer, é uma pessoa do bem, a quem eu respeito muito). Foi surpreendente ver a minha ex-mulher conversando civilizadamente com a minha atual mulher, na minha casa.
Além disso, a família da Fernanda, o Geraldo com a mulher, Christiane (competente dona da "Il Massimo", que está bombando nas festas de BH) e as filhas Maria Luisa e Julia, além da Cláudia com o marido André e a filha Paula, estiveram aqui pra compartilhar a nossa satisfação.
Em suma, foi um fim de semana perfeito, e só me resta esperar que não demore muito pra se repetir, ou melhor para ser completo, com todos os meus 7 filhos e 6 netos.
Com certeza, voltarei ao assunto.