24 novembro 2006

O que mudou?

1978 - O dissidente búlgaro Gerogi Markov foi atingido na coxa pela ponta de um guarda-chuva, num ponto de ônibus em Londres. Três dias depois, Markov morreu, vítima de um dardo envenenado injetado pelo guarda-chuva. Ninguém jamais foi punido pelo crime, mas sempre se considerou que o homicídio foi obra do serviço secreto da Bulgária - que na época era um satélite da União Soviética - com ajuda da KGB. (OGlobo - 24/11/2006)

2004 - Na Ucrânia, o presidente Viktor Yushchenko teve o rosto desfigurado por uma suposta intoxicação por dioxina, depois de um jantar com chefes dos serviços de segurança, durante a campanha eleitoral, contra um candidato apoiado pela Rússia. (OGlobo - 24/11/2006)

2006 - Outubro - “Às vezes as pessoas pagam com suas vidas o preço de falar o que pensam em voz alta.” Anna Politkovskaya pronunciou esta frase em uma palestra realizada em Viena no ano passado, anunciando seu próprio destino. Foi encontrada morta na porta do edifício onde morava, em Moscou. Em 2004 ela denunciou à imprensa internacional que tinha sido envenenada a bordo de um avião até Beslan, onde cobriria o atentado terrorista em uma escola da cidade. (Portal da Faculdade Casper Líbero - 09/10/2006)
Desde que Putin assumiu o poder, há seis anos, pelo menos doze profissionais foram assassinados no país. Até hoje, nenhum caso foi solucionado. (Portal da Faculdade Casper Líbero - 09/10/2006)

2006 - Novembro - Alexander Litvinenko - Morre envenenado ex-espião que criticava governo russo. Em texto, ele acusa Putin por sua morte. (OGlobo - 24/11/2006)

Deve ser tudo coincidência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roxinol,
É como eu disse. Deve ser tudo coincidência.